quinta-feira, dezembro 20, 2007

Trabalhos

Meu pai me contou uma história por alto de um aluno de mestrado ou doutorado da época em que ele fazia o doutorado dele, que, ao defender sua tese pra banca, tinha colocado no final da mesma alguma observação do tipo: Se você chegou até aqui, me cobra uma cerveja depois da defesa.
O que aconteceu? Apenas um professor fez essa observação e cobrou dele a cerveja. Logo, o que poderíamos pensar? Nenhum outro professor da banca de fato leu o trabalho.

Pensando nisso, lembrei de várias lendas urbanas que envolvem esse tipo de coisa. Quem nunca ouviu falar de aluno que no desenvolvimento do trabalho colocou receita de bolo e o professor assim mesmo avaliou? Ou de alunos que entregaram o mesmo trabalho e uns tiraram notas boas e outros notas baixas?

Quando estava no segundo ano do ensino médio, amedrontado por essas lendas e impulsionado pela preguiça de fazer o trabalho e ainda ter o desprazer de fazer a toa, eu e meu irmão tivemos a idéia de fazer algo parecido. Colocamos em alguma parte do trabalho a seguinte observaçao: Se está lendo, marque um X. Algo desse tipo.
Quando recebemos o trabalho, lá estava uma nota bem vermelha, um 2 ou 3 e uma observação:
- Não só marquei um x no lugar certo como também marquei sua nota baixa no meu diário.
Foi realmente decepcionante. Nunca tive como comprovar essa lenda urbana, pois não tive coragem de repetir o feito. É claro que depois de muito choro o professor resolveu dar uma nota certa pro nosso trabalho.

Então é isso amiguinhos, lendas urbanas não são conhecidas para serem conferidas!