quinta-feira, novembro 01, 2007

Trabalhos ¿inúteis?

É, acho que hoje perdi uma tarde, na verdade não foi bem perdida, mas com certeza eu poderia ter produzido algo realmente legal sem ser fazer um trabalho de sociologia.
Como todo curso, existe a famosa matéria chamada sociologia, é a matéria que ninguém da valor e que quem fica reprovado é porque realmente desejou e almejou tal façanha.

Cinco perguntas conceituais, algumas até com respostas pessoais, porém pra que pensar quando se tem um irmão inteligente e o google.
Duas perguntas me chamaram a atenção, a resposta não sei se está correta, mas foi a minha resposta.

A primeira é:
-desenvolva a importancia da consciência para o bem, a verdade, e para justiça.
O que você responderia? (a melhor resposta será publicada).
Olhei para a pergunta, pensei, nada me vinha a cabeça, enrolei, dei uma verificada no meu scrap
book do orkut, enrolei mais, porém não tinha como fugir, então botei a mão na massa.
Eis a resposta:
A importância da consciência para o bem, a verdade e pra justiça, são que estes 3 elementos levam a um caminho só, ou seja, se realmente fossem levados a sério pelas pessoas, sem dúvida a sociedade seria mais digna e equilibrada. Pois se todos buscassem não só o proveito próprio e tivesse sempre a justiça e a verdade como foco, as coisas seriam diferente ou melhor. Porque infelizmente na nossa cultura, o injusto e o que pode ser visto como vantagem pra si próprio é tido como o certo ou o mais agradável, e as pessoas que são justas e verdadeiras muitas vezes sofrem por serem rotuladas de idiotas, inocentes e ingênuos.

E a segunda pergunta que me chamou atenção é esta:
-O que o grupo pode desenvolver como conhecimento sobre a falsa ética?
Muito complexo para minha mente limitada, recorri ao google, ao meu irmão, a todos os contatos descolados que tenho no msn, verifiquei novamente meu orkut, fiz um pão com ovo, mas não tinha como enrolar mais, eis que fui escrevendo e algo aparecendo:
Comportamento moral engloba toda a preocupação que o ser humano tem com a consciência individual. O modo de pensar e agir, influência sim nas questões políticas e na busca do ideal. Mas vivemos situações aflitivas e extremamente preocupantes para os homens de bem, quando deparamos com casos de corrupção e impunidade. E assim a falsa ética esta presente no mundo todo, pois essas pessoas não têm princípios e também não tem moral. Hoje o cidadão nem direito tem sobre alguma coisa, pois tem seus direitos violados e outros se beneficiam sem merecer quando pode existir uma legislação específica para regulamentar tais ocorrências.

Eu leio, e sinceramente nem entendo muito, mas creio que ficou bonito de se ver.
E a situação real, é que não to nem ai pra ética, moral ou muito menos sociologia, não que eu seja essas pessoas que não ligam para as tartarugas e pinguins em extinção, mas é que tudo vai acabar num final de semana, eu do lado dos meus amigos, tomando uma gelada e jogando papo pro ar.